Números se referem a todas as unidades de saúde que atenderam casos suspeitos de Covid-19. Maior número de atendimentos foi na unidade exclusiva e nas UPAs, pico de pessoas com sintomas foi em julho. A Saúde de Limeira (SP) chegou a 30 mil atendimentos de pacientes que apresentaram sintomas de Covid-19 na rede municipal de saúde. Os números se referem a todos os equipamentos públicos disponibilizados para este tipo de atendimento.
A Unidade de Referência Coronavírus (URC), instalada para os atendimentos exclusivos de suspeita da doença desde o dia 13 de abril, foi também a que registrou o maior número de pacientes. Até o último dia 30, foram feitos 12.460 atendimentos no total.
Acesso à Unidade de Referência de Coronavírus, em Limeira
Adilson Silveira/ Prefeitura de Limeira
“A URC tem sido referência por ser resultado da união de esforços de todos os hospitais da cidade, públicos e privados, em conjunto com o poder público”, diz a prefeitura. A unidade faz atendimento ambulatorial e de urgência e emergência.
Nas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionaram como polos para atendimento de pacientes com sintomas leves de coronavírus, foram 7.610 atendimentos de março até a primeira quinzena de setembro.
Segundo a Saúde de Limeira, pelos números, é possível identificar o aumento da demanda entre os meses de junho e julho. Veja os números nas quatro unidades:
Março: 394 atendimentos;
Abril: 247 atendimentos;
Maio: 270 atendimentos;
Junho: 1.588 atendimentos;
Julho: 3.373 atendimentos;
Agosto: 1.577 atendimentos;
Setembro: 161 atendimentos (na metade do mês, unidades deixaram de ser referência para Covid-19).
O Ambulatório de Referência Coronavírus (ARC) manteve o atendimento ambulatorial dos pacientes com síndrome gripal, e foi montado ao redor do Hospital Humanitária no período de pico de contaminações e de busca por atendimento médico. Veja os números:
Julho: 2.808 atendimentos;
Agosto: 2.997 atendimentos;
Setembro: 2.403 atendimentos até o dia 29.
Segundo a prefeitura, desde quinta-feira (1º) o atendimento do ARC é realizado na mesma estrutura da URC, dentro do Hospital Humanitária.
Os Pronto Atendimentos (PAs) também fizeram atendimento de pacientes com sintomas de coronavírus. Veja os números:
337 no PA do Jardim Aeroporto;
363 no PA do Parque Hipólito;
34 no PA Infantil;
592 na UPA 24 horas.
Ainda de acordo com a prefeitura, desde o início da pandemia, não foi necessário encaminhar pacientes com suspeita de coronavírus a outros municípios, nem mesmo com relação a internações, e ainda não faltaram medicamentos.
Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba
Limeira atinge 30 mil atendimentos de Covid-19 na rede pública de saúde
