Coordenador da Defesa Civil explicou que o período prolongado sem chuvas aumenta ainda mais a probabilidade de queimadas. Araraquara registrou 163 focos de incêndio somente em agosto. De janeiro a agosto, Matão registrou 107 queimadas
De janeiro a agosto deste ano, Matão (SP) registrou 107 focos de incêndio. No mesmo período do ano passado, foram 99 queimadas registradas.
Com temperaturas acima dos 30 graus, Matão superou a quantidade de queimadas registradas no mesmo período do ano passado.
No município, além do Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil também auxilia no combate as chamas, que são favorecidas neste período de calor e tempo seco.
O coordenador da Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite, explicou que o período prolongado sem chuvas complica ainda mais a probabilidade de incêndios.
“Em Matão não é diferente, temos bastante ocorrência nesse sentindo em centros urbanos e nós aqui temos um plano de ação mútua, temos o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e também contamos com empresas privadas no apoio”, disse Leite.
Coordenador da Defesa Civil de Matão fala sobre queimadas no município
Reprodução EPTV
Ainda de acordo com o coordenador, a grande maioria dos casos, os incêndios são causados pela ação do homem, de forma involuntária ou intencional.
“Só que o grande problema para a parte de fiscalização é obter o flagrante, então fica complicado, mas o município conta com a legislação municipal que prevê multa para a pessoa que coloca fogo em vegetação”, ressaltou o coordenador.
Os moradores de Matão podem denunciar focos de incêndio ou queimadas por meio do número da Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (16) 3383-4060 ou no 153 com a Defesa Civil e Guarda Municipal.
Queimadas em Araraquara
A situação é semelhante em diversas cidades da região. Agosto foi o de maior número de queimadas urbanas em Araraquara.
Segundo a equipe de fiscalização do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), 163 focos de incêndios foram registrados no município somente no mês de agosto.
Somando os registros desde o início do ano, Araraquara soma 727 focos de incêndio, número 64% maior que o mesmo período do ano passado.
Veja mais notícias da região no G1 São Carlos e Araraquara.
Matão registra 107 focos de incêndio nos seis primeiros meses deste ano
