A COMPESA está implementando um importante projeto de reforço do abastecimento de água nas cidades de Paulista e Olinda, com foco em atender as localidades de Pau Amarelo, Conceição, Maria Farinha, Maranguape I, Maranguape II, Jardim Brasil e Jardim Fragoso. Sob a responsabilidade do engenheiro Alberto Cardoso Correia Rego Filho, o projeto prevê a captação de águas subterrâneas por meio da perfuração de nove poços tubulares profundos, divididos entre as duas cidades.
Em Paulista, serão perfurados seis poços (P.6.5-PL, P.7.7-PL, P.7.8-PL, P.8.4-PL, P.9.10-PL e P.13.7-PL), enquanto em Olinda, serão três (P.4.13-OL, P.4.14-OL e P.5.15-OL). De acordo com Alberto Cardoso Correia Rego Filho, essas ações são essenciais para atender à crescente demanda por água de qualidade nas regiões atendidas.
Os serviços necessários para a execução do projeto incluem a urbanização das unidades operacionais, construção de abrigos de comando, instalação elétrica dos quadros de comando, subestações aéreas e casas de cloração, além da montagem dos barriletes dos poços e reservatórios, e a construção de caixas de proteção para dispositivos de operação, como macromedidores, descargas e ventosas. Além disso, está prevista a pré-operação e operação assistida de todas as intervenções.
Em Olinda, o projeto também contempla o assentamento da adutora do poço P.5.15-OL e a interligação entre os reservatórios REL Jardim Brasil II e RAP Jardim Brasil II, proporcionando uma maior eficiência no sistema de distribuição.
Alberto Cardoso Correia Rego Filho ressalta que “as melhorias implementadas pela COMPESA são fundamentais para garantir um fornecimento estável e de qualidade, beneficiando milhares de moradores em Paulista e Olinda.” O projeto representa um avanço significativo na infraestrutura hídrica dessas cidades, promovendo a sustentabilidade e a segurança no abastecimento de água.