
Morador de Jales refloresta área de preservação permanente consumida pelo fogo
Depois de um incêndio atingir uma área de preservação permanente em Jales (SP), um morador decidiu literalmente arregaçar as mangas e começou a plantar mudas de árvores para reflorestar o que foi consumido pelas chamas.
Em entrevista à TV TEM, o representante Emerson Artuzo contou que procurou apoio da secretária do Meio Ambiente e de um engenheiro ambiental para conseguir as mudas que precisava.
“Falei que queria mudas de reflorestamento de matas, como aroeira, cedro, ipê e jacarandá. A iniciativa começou no fundo da minha casa, onde confeccionei plaquinhas com nomes das plantinhas e mudas”, diz Emerson.
Mais de 50 mudas já foram plantadas na área de preservação permanente. Outros moradores de Jales viram a atitude do representante comercial e decidiram ajudar.

Morador planta mudas de árvores em área consumida pelo fogo em Jales — Foto: Reprodução/TV TEM
Morador planta mudas de árvores em área consumida pelo fogo em Jales — Foto: Reprodução/TV TEM
“Demos apoio, porque realmente é louvável a ideia dele em querer reflorestar a área”, diz o empresário Jamil Epamidondas.
A iniciativa, que nasceu a partir da vontade de Emerson de poder ajudar a recuperar a vegetação que foi destruída pelas chamas, se transformou no “Projeto Cuidar”.
“Estamos participando de um projeto de reflorestamento, onde meus filhos e netos vão poder usufruir do ambiente”, afirma o funcionário público Renato Gouveia.