Moradores reclamam de infestação de pernilongos e mosquitos em São Paulo

Moradores reclamam infestação de pernilongos na Zona Oeste de SP. — Foto: Reprodução 1 de 4
Moradores reclamam infestação de pernilongos na Zona Oeste de SP. — Foto: Reprodução

Moradores reclamam infestação de pernilongos na Zona Oeste de SP. — Foto: Reprodução

Moradores de São Paulo reclamam de infestações de mosquitos e pernilongos desde que começou a onda de calor intenso na capital nesta última semana. Neste domingo (13), o termômetro chegou aos 33,5 ºC, só um pouco mais fresco do que neste sábado (12), quando a cidade teve o dia mais quente do ano: 34,1ºC. A máxima superou os 33,7ºC registrados no dia 1º de janeiro.

Um abaixo-assinado online organizado por moradores da Zona Oeste já reuniu mais de 17,3 mil assinaturas. O documento cobra ações do município contra a proliferação dos insetos, principalmente nas regiões próximas ao Rio Pinheiros. Segundo os moradores, as margens do rio não passam por dedetização há anos.

“Infelizmente, já faz alguns anos que a prefeitura, subprefeitura de Pinheiros e Centro de Zoonoses da cidade de São Paulo não estão colocando em seu cronograma a dedetização da margem do Rio Pinheiros”, afirma o abaixo-assinado.

“Reclamar no telefone 156 não adianta, nenhuma medida é tomada”, informa o texto.

Moradores relataram ainda a falta de repelentes em supermercados da cidade. Segundo fabricantes de inseticidas, a venda está acima da média.

Moradores de SP relatam falta de inseticidas no mercado. — Foto: Roberto Kovalick/TV Globo 2 de 4
Moradores de SP relatam falta de inseticidas no mercado. — Foto: Roberto Kovalick/TV Globo

Moradores de SP relatam falta de inseticidas no mercado. — Foto: Roberto Kovalick/TV Globo

Outro abaixo-assinado, dessa vez da Associação Viva Leopoldina, também reclama dos pernilongos na Zona Oeste.

“A invasão de pernilongos na região do rio Pinheiros está assustando os moradores das proximidades! O número de pernilongos na região aumentou de forma assustadora”, diz o texto da Associação.

Um terceiro abaixo-assinado de moradores da Zona Oeste da capital diz que os pernilongos atacam a região dia e noite. “Está impossível abrir janelas e portas. Estamos literalmente trancados dentro de casa”, informa o texto.

Moradora do bairro de Pinheiros registrou foto para mostrar a quantidade de pernilongos que capturou em uma única noite. — Foto: Arquivo pessoal 3 de 4
Moradora do bairro de Pinheiros registrou foto para mostrar a quantidade de pernilongos que capturou em uma única noite. — Foto: Arquivo pessoal

Moradora do bairro de Pinheiros registrou foto para mostrar a quantidade de pernilongos que capturou em uma única noite. — Foto: Arquivo pessoal

Em nota, a prefeitura de São Paulo afirmou que faz a aplicação de inseticida na Zona Oeste por meio de termonebulização desde o início de agosto.

A pasta também informou que realiza “monitoramento quinzenal de todos os córregos pertencentes à área de abrangência da região; envio de relatórios mensais à Divisão de Vigilância em Zoonoses e à Subprefeitura local; solicitação de manutenção e limpeza de bueiros e galerias; vistorias nos endereços solicitados; mapeamento e diagnóstico de área, com o cruzamento de informações obtidas em vistorias; aplicação de inseticida em áreas delimitadas”.

Moradores reclamam de infestação de pernilongos às margens do Rio Pinheiros, na Zona Oeste de SP. — Foto: Marcelo Brandt/G1 4 de 4
Moradores reclamam de infestação de pernilongos às margens do Rio Pinheiros, na Zona Oeste de SP. — Foto: Marcelo Brandt/G1

Moradores reclamam de infestação de pernilongos às margens do Rio Pinheiros, na Zona Oeste de SP. — Foto: Marcelo Brandt/G1

Além do documento dos moradores da região de Pinheiros, circulam na internet outros abaixo-assinados reclamando das infestações dos insetos em demais regiões da capital.

Um abaixo-assinado de moradores da Lapa que já reuniu mais de 270 assinaturas afirma que a vizinhança vem “sofrendo enormemente com a infestação de pernilongos”.

“Além de reclamar no telefone 156 da prefeitura, o que não tem trazido resultados práticos, decidimos criar este abaixo-assinado para mostrar a insatisfação dos cidadãos quanto a este grave problema de saúde pública, que coloca em risco a saúde da população”, diz o manifesto dos moradores da Lapa.

Segundo a prefeitura, o serviço de atendimento 156 recebeu 331 ligações em julho e 221 em agosto, enquanto que até este 13 de setembro já são 526 reclamações.

Calor aumenta o problema

De acordo com especialistas, as altas temperaturas que São Paulo tem registrado em setembro colaboram para o problema, uma vez que os mosquitos se reproduzem mais no calor.

“Este inverno foi mais quente que o normal, até mesmo no Sul do Brasil”, diz o meteorologista Cesar Soares. “[O calor] Aumenta a proliferação dos mosquitos.”

Capital tem dia de calor e umidade baixa recordes

Capital tem dia de calor e umidade baixa recordes

By Tribuna ABC

Veja Também!