
Gás de cozinha fica 5% mais caro; veja como economizar
O gás de cozinha sofreu o sexto reajuste desde maio e ficou mais caro na última sexta-feira (28). Desta vez foi de em média 5% nas refinarias da Petrobras. O preço médio nas refinarias vai ser de R$ 29,27, já o valor para o consumidor final varia de acordo com as distribuidoras que fazem a revenda.
A dona de casa Maria Aparecida Ramos da Costa, de Mogi das Cruzes, usa o botijão de 13 quilos há muitos anos. Na casa dela, o consumo é pequeno: um botijão a cada dois meses, mas pra economizar ela tem uma tática.
“Eu tenho na verdade, três botijões, então quando eu troco o último eu pego os dois que estão vazios, coloco no carro e vou até a distribuidora para buscar, porque sai mais em conta do que pegar na porta”, diz a dona de casa.
Para quem usa bastante o gás, a nutricionista Simone Sanae Komatsu tem algumas dicas para economizar:
- cuidar das bocas do fogão mantendo limpas e, se precisar, desentupir;
- fogões muito antigos podem gastar mais gás;
- cortar legumes no menor tamanho possível;
- deixar alimentos da família das leguminosas, como feijões, de molho na água quente;
- usar panela de pressão;
- evitar ficar abrindo o forno;
- evitar corrente de ar;
- usar panelas menores.
“Se a família for grande, já deixa uma panela menor com água quente, para adicionar na panela que está fazendo o cozimento. Você evita toda hora de ficar colocando água. Aí esfria, tem que colocar de novo”, diz a nutricionista.
Mesmo na pandemia, as contas não param. “Todo mês tem que pagar. É juro em cima de juro”, diz a dona de casa Ana Lúcia de Souza Melo.
Uma startup de gestão de finanças pessoais fez um levantamento para entender como andam os gastos dos consumidores nesse período. A pesquisa foi feita em julho com mais de 2 mil usuários da plataforma e apontou que 79,17% gastaram mais com as compras no mercado e 52,88% tiveram aumento nas contas de água, energia e gás.
“Conta de energia, eu achei que aumentou muito”, avalia a depiladora Miralva Pereira dos Santos.
