‘Perspectiva é de que a gente possa regredir’, diz secretário de Saúde sobre fases de flexibilização da quarentena em Pres. Prudente


Valmir da Silva Pinto deu a declaração durante entrevista ao Fronteira Notícias 2ª Edição desta terça-feira (9). Casos de Covid-19 têm aumentado na maior cidade do Oeste Paulista. Oeste Paulista passa de 700 casos do novo coronavírus
Em entrevista ao Fronteira Notícias 2ª Edição desta terça-feira (9), o secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente, Valmir da Silva Pinto, afirmou que a perspectiva é de que a cidade regrida de fase na flexibilização da quarentena (veja no vídeo acima).
“Os dois requisitos que estão sendo utilizados para enquadrar os municípios do Estado de São Paulo é a quantidade de casos e o percentual de ocupação dos leitos reservados de UTI. Se nós estamos aumentando o número de casos e se estamos aumentando a taxa de ocupação, a perspectiva é de que a gente possa regredir, e isso não é legal. Isso não é bom. Nós precisamos da população para que a gente possa continuar progredindo”, declarou o secretário.
A flexibilização da quarentena teve início no dia 1º de junho, com um plano adotado pelo governo do Estado de São Paulo, após 69 dias de restrições ao funcionamento das atividades econômicas como forma de incentivar o isolamento social e prevenir a propagação do novo coronavírus, causador da Covid-19.
Em Presidente Prudente, estabelecimentos comerciais puderam reabrir, mas ainda com medidas restritivas para o funcionamento, de modo a tentar conter o avanço da pandemia.
Cenário epidemiológico
A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente recebeu mais 24 exames de coronavírus do Instituto Adolfo Lutz ou de laboratórios conveniados. Nesta terça-feira (9), são 16 resultados negativos e oito positivos. Com esses registros, a cidade totaliza 192 confirmações de Covid-19.
O boletim oficial aponta que 26 pessoas estão hospitalizadas, sete delas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entre os pacientes internados há casos confirmados e suspeitos.
A VEM também informou que 63 pessoas são consideradas casos suspeitos e aguardam resultados de exames.
Até o momento, a cidade possui 1.018 notificações da doença, sendo que 763 delas apontaram negativo para Covid-19.
Presidente Prudente possui 11 mortes confirmadas pelo novo coronavírus e 140 curados.
Valmir da Silva Pinto, secretário municipal de Saúde de Presidente Prudente
TV Fronteira/Reprodução
Initial plugin text
Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

By Tribuna ABC

Veja Também!