/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/n/9/tflZbjS1mrZBAJRuu0RA/camino-school-education-celso-tavares-g1-15.jpg)
Camino School, na Zona Oeste de SP, teve três alunos na retomada das atividades presenciais nesta quarta-feira (7) — Foto: Celso Tavares/G1
Camino School, na Zona Oeste de SP, teve três alunos na retomada das atividades presenciais nesta quarta-feira (7) — Foto: Celso Tavares/G1
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8) mostra que a maioria dos eleitores de São Paulo ainda são contra a reabertura das escolas durante a pandemia do coronavírus. O levantamento foi realizado com 1.092 pessoas nos dias 5 e 6 de outubro.
Nesta quarta-feira (7), as instituições de ensino foram autorizadas a reabrir para atividades presenciais após mais de seis meses fechadas. Embora o governo estadual tenha autorizado o retorno das aulas regulares, o prefeito Bruno Covas (PSDB) liberou apenas atividades extracurriculares nas redes pública e privada da capital paulista.
Questionados se as escolas deveriam ser reabertas para a volta parcial das aulas nos próximos dois meses, os entrevistados responderam:
- Deveriam ser reabertas: 22%
- Deveriam continuar fechadas: 76%
- Não sabe: 2%
O percentual de respostas foi muito parecido com o registrado no levantamento anterior, divulgado no dia 24 de setembro, quando 75% dos eleitores disseram que as escolas deveriam continuar fechadas, 24% responderam que elas deveriam ser reabertas, e 1% não opinou.
Avaliação do prefeito na pandemia
Sobre o desempenho da gestão de Bruno Covas (PSDB) em relação à pandemia, as avaliações da pesquisa foram foram:
- Ótimo/bom: 39%
- Regular: 35%
- Ruim/péssimo: 25%
- Não sabe: 2%
A pandemia está melhorando?
O Datafolha também perguntou a percepção das pessoas sobre a pandemia. Os eleitores responderam:
- Está melhorando: 66%
- Está piorando: 18%
- Não está melhorando nem piorando: 13%
- Não sabe: 3%
Com média diária de 154 mortes por coronavírus nesta quinta, o estado de São Paulo permanece em tendência de estabilidade na curva epidemiológica. O estado soma 36.884 óbitos e 1.016.755 casos confirmados desde o início da pandemia. Na capital paulista, já foram registradas 13.056 mortes e 298.405 casos.
Rotina na pandemia
A pesquisa também perguntou qual tem sido a rotina das pessoas durante a pandemia:
- Está vivendo normalmente, sem mudar nada na rotina: 11%
- Tomando cuidado, mas ainda saindo de casa para trabalhar ou fazer outras atividades: 59%
- Saindo de casa só quando é inevitável: 29%
- Totalmente isolado, sem sair de casa de jeito nenhum: 1%
Sobre a pesquisa
- A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S. Paulo”.
- Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Quem foi ouvido: 1.092 eleitores na cidade de São Paulo com 16 anos ou mais.
- Quando a pesquisa foi feita: nos dias 5 e 6 de outubro.
- Número de identificação na Justiça Eleitoral: SP-08428/2020.
- O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.