Polícia Ambiental flagra mineradora ilegal e prende dois homens em Jaguariúna

Terreno que abriga mineradora ilegal em Jaguariúna — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação 1 de 2
Terreno que abriga mineradora ilegal em Jaguariúna — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

Terreno que abriga mineradora ilegal em Jaguariúna — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

A Polícia Militar Ambiental flagrou uma mineradora ilegal localizada em Jaguariúna (SP) na manhã desta terça-feira (22). De acordo com a corporação, a área afetada pelas atividades de extração de minérios equivale a cinco campos de futebol. Dois homens foram presos no local.

A área é particular e foi encontrada após a Polícia receber denúncias de moradores do entorno, que passaram a relatar falta de água nos poços artesianos da região – o que ocorreu devido à atividade irregular de extração.

Ao chegar à mineradora, a corporação localizou quatro homens que retiravam do solo argila, areia e outros minérios. Dois indivíduos foram presos e vão ser encaminhados à Polícia Federal (PF), sendo que um deles é dono do terreno onde ocorriam as atividades. O destino dos outros dois não foi informado até esta publicação.

Polícia Militar Ambiental encontra área de extração ilegal de minérios em Jaguariúna — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação 2 de 2
Polícia Militar Ambiental encontra área de extração ilegal de minérios em Jaguariúna — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

Polícia Militar Ambiental encontra área de extração ilegal de minérios em Jaguariúna — Foto: Polícia Militar Ambiental/Divulgação

Além da extração irregular de minérios, a vegetação nativa da área foi prejudicada, de acordo com a Polícia Militar Ambiental.

A corporação informou que a mineradora existe no local desde fevereiro deste ano e que não há licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para operação.

Esta reportagem está em atualização.

By Tribuna ABC

Veja Também!