
Queixas sobre a conta de luz na pandemia caem 87%
O Procon-SP recebeu 5 mil reclamações em setembro contra a concessionária de energia Enel. O aumento da conta de luz chega a 300%.
O maior número de reclamações contra a concessionária foi registrado em julho, quando o Procon recebeu 40 mil denúncias. Apesar da queda, o índice permanece elevado. De janeiro até abril, a média era de 500 a 600 reclamações.
Até o final de agosto, o Procon-SP tinha recebido 75.646 reclamações contra a concessionária de energia Enel, de acordo com balanço divulgado pelo órgão à época.
O Procon-SP e a Enel assinaram, em 10 de agosto, um Termo de Cooperação prevendo o parcelamento automático em até 12 vezes do débito dos consumidores que registraram reclamação na fundação até 31 de agosto. O acordo, válido para usuários da capital e mais 23 municípios da Grande São Paulo, também determinou que a empresa suspendesse os cortes de energia até o final do mês passado.
A empresa estendeu a todos os clientes a opção de dividir as contas em 12 vezes sem juros, além do parcelamento automático concedido aos que reclamaram no Procon. O parcelamento pode ser solicitado nos canais de atendimento ao consumidor da Enel.

Reclamaçõs no Procon-SP contra Enel — Foto: G1
Reclamaçõs no Procon-SP contra Enel — Foto: G1
Prevenção
De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aumentou em média 1,3% o preço do reparo doméstico. O serviço de eletricista foi o que mais subiu, 1,8%. Já o serviço de pedreiros, pintores e encanadores subiu entre 1 e 1,3%.
É importante manter em dia as instalações elétricas das nossas casas, ainda mais em tempos de pandemia, em que estamos saindo menos e consumindo mais energia ao deixar os aparelhos ligados durante boa parte do dia.
Em muitas residências o sistema sobrecarregou e muitos equipamentos estragaram.