
Dezessete pessoas ficaram feridas em uma rebelião que aconteceu neste fim de semana na Unidade Prisional do Puraquequara, em Manaus.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, o objetivo do motim, que durou cerca de quatro horas, era construir um túnel de fuga. Logo após os detentos serem controlados, a SSP encontrou o início do túnel em uma das celas neste sábado (2)
Segundo o secretário de Administração Penitenciária, coronel Marcos Vinicius, essa seria a terceira tentativa de fuga no local. Sendo que as duas anteriores também foram frustradas.
A operação para restabelecer a ordem na unidade contou com o Grupo de Intervenção Penitenciário, de tropas especializadas da Polícia Militar, do Departamento de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança e fo Corpo de Bombeiros.
Na porta da unidade prisional, familiares dos detentos se aglomeraram em busca de informações. Entre os feridos, estão dez agentes prisionais, cinco presos e dois policiais militares.
Sete agentes de ressocialização foram feitos reféns durante a rebelião e parte da unidade prisional foi destruída.Segundo a SSP, houve depredação de grades, bebedouros e o telhado. Uma investigação será aberta para identificar os responsáveis.
*Com informações da repórter Beatriz Manfredini