Rodovias de SP registram congestionamento na saída para o feriado de Independência

Congestionamento na rodovia Castello Branco, na altura do pedágio, sentido interior, nesta sexta-feira (4). — Foto: Reprodução/TV Globo 1 de 4
Congestionamento na rodovia Castello Branco, na altura do pedágio, sentido interior, nesta sexta-feira (4). — Foto: Reprodução/TV Globo

Congestionamento na rodovia Castello Branco, na altura do pedágio, sentido interior, nesta sexta-feira (4). — Foto: Reprodução/TV Globo

A saída para o feriado prolongado de Independência é marcada por forte movimento nas estradas que dão acesso ao interior e ao litoral de São Paulo nesta sexta-feira (4). Segundo a Polícia Militar Rodoviária de SP, até 300 mil veículos deixem a capital, rumo ao litoral pelo sistema Anchieta-Imigrantes (veja abaixo).

A rodovia Castello Branco apresenta 12 quilômetros de lentidão entre as cidades de Osasco e Barueri, na pista expressa, entre os Kms 14 e 26, sentido interior. Na pista lateral, a situação não é diferente: 8 quilômetros de congestionamento, entre os km 16 e 24, devido ao o excesso de veículos.

No trecho Sul do Rodoanel Mário Covas, o tráfego é lendo no sentido Perus, entre os quilômetros 73 e 71, e no acesso à rodovia Anchieta, na altura do Km 75, altura de São Bernardo do Campo.

Na Via Dutra, o congestionamento se concentra entre os Kms 63 e 70, no acesso à rodovia dos Imigrantes, na direção do litoral, com 7 quilômetros de filas.

Duas pessoas morrem e três ficam feridas em grave acidente na Via Anchieta

Duas pessoas morrem e três ficam feridas em grave acidente na Via Anchieta

Acidente Anchieta

Na rodovia Anchieta, no sentido litoral, são 9 quilômetros de lentidão, em virtude um grave acidente que matou duas pessoas no início da tarde, na altura do Km 35, em São Bernardo do Campo.

O capitão André Elias, porta-voz dos bombeiros, informa que entre vítimas fatais está uma criança, que não teve a idade divulgada. Outras duas pessoas se feriram na colisão, entre elas um bebê de um ano, totalizando cinco vítimas. Os dois feridos foram socorridos pelo Samu e levados para hospitais da região.

O acidente aconteceu por volta da 15h07, mas até o início da noite uma das faixas da Anchieta continuava interditada para o trabalho de socorristas e peritos, segundo a concessionária Ecovias.

Acidente envolvendo um carro de passeio e dois caminhões interdita o km 35 da rodovia Anchieta, no sentido litoral. — Foto: Abrahão Cruz/TV Globo 2 de 4
Acidente envolvendo um carro de passeio e dois caminhões interdita o km 35 da rodovia Anchieta, no sentido litoral. — Foto: Abrahão Cruz/TV Globo

Acidente envolvendo um carro de passeio e dois caminhões interdita o km 35 da rodovia Anchieta, no sentido litoral. — Foto: Abrahão Cruz/TV Globo

Descida ao litoral

De acordo com a Polícia Militar rodoviária de São Paulo, cerca de 300 mil veículos devem passar pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) com destino ao litoral de São Paulo durante todo o feriado prolongado da Independência. O número é maior do que o do último fim de semana, quando desceram mais de 202 mil veículos para a região, entre sexta (28) e domingo (30).

Na ocasião, houve registro de aglomerações nas praias e falta do uso de máscaras de proteção. “Se fizermos uma multiplicação simples, sendo quatro pessoas por carro, nós tivemos quase um milhão de pessoas a mais aqui nas cidades da Baixada Santista”, explica. Para evitar a lotação das praias, ao menos 400 policiais foram direcionados à região para cuidar do policiamento.

Operação Independência

Por causa do feriado e da expectativa de movimento alto nas estradas, mesmo com a pandemia do coronavírus, o governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (4) o início da Operação Independência, que vai reforçar o policiamento em cidades turísticas do estado para tentar evitar aglomerações durante a pandemia de Covid-19.

As cidades do litoral paulista e outras estâncias turísticas no interior do estado vão receber reforço de 20 mil policiais ao dia durante o feriado prolongado do dia 7 de setembro. Também serão utilizadas 7,2 mil viaturas e 880 motos, além de helicópteros e drones.

Multidão lotou as praias no domingo (30) em Santos, SP — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal 3 de 4
Multidão lotou as praias no domingo (30) em Santos, SP — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal

Multidão lotou as praias no domingo (30) em Santos, SP — Foto: Alexsander Ferraz/ A Tribuna Jornal

No litoral, a PM fará patrulhamento ostensivo na orla e também em regiões que concentram bares e restaurantes. Megafones serão usados para divulgar de mensagens de prevenção ao coronavírus. Os policiais também devem oferecer apoio a equipes locais de Vigilância Sanitária e Guarda Civil, que fazem a fiscalização do uso obrigatório de máscara.

Nas rodovias, a fiscalização de tráfego vai aplicar testes de bafômetro e verificar o uso obrigatório de cinto de segurança. A previsão é que sejam instalados 160 pontos de fiscalização nas estradas e 1,5 mil em áreas urbanas por dia.

Trecho de serra da Rodovia Dos Imigrantes em SP, que liga a capital ao litoral — Foto: Divulgação/Ecovias 4 de 4
Trecho de serra da Rodovia Dos Imigrantes em SP, que liga a capital ao litoral — Foto: Divulgação/Ecovias

Trecho de serra da Rodovia Dos Imigrantes em SP, que liga a capital ao litoral — Foto: Divulgação/Ecovias

O secretário da Segurança Pública do estado, João Camilo Pires de Campos, destacou que a ação da PM é para apoiar a fiscalização efetuada pelas prefeituras.

“Desde o início da pandemia o serviço de policiamento ostensivo foi potencializado. Além de proporcionar a segurança, estamos atuando também, até o dia 8, na Operação Independência. Nesta operação contaremos com 20 mil policiais trabalhando para a segurança do estado todo e focados em apoiar os agentes municipais no combate e na fiscalização desta pandemia. A missão dos policiais militares é a de apoiar e dar segurança aos agentes municipais”, disse Campos em coletiva de imprensa.

Após vários registros de aglomerações durante o último fim de semana em praias e em festas clandestinas, prefeitos da Baixada Santista pediram apoio ao governo estadual para uma operação especial durante o feriado.

Feriado preocupa prefeitos do litoral

Feriado preocupa prefeitos do litoral

Na quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) afirmou que vai disponibilizar efetivo da PM, mas que a responsabilidade de coibir aglomerações é dos prefeitos. “O governo do estado de São Paulo vai apoiar, o que é o nosso dever e obrigação, mas a responsabilidade nesse controle cabe aos prefeitos”, disse.

A operação divulgada nesta sexta é fruto de uma parceria entre a secretaria de Segurança Pública e a de Transportes e de Logística. Participam da operação, além da Polícia Militar, oficiais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), funcionários das concessionárias e prefeituras dos municípios.

Nesta sexta, Doria fez um novo apelo e pediu para que a população respeite a distância de 1,5 metro entre as pessoas durante o feriado.

“Por favor, tenham cuidado. Aglomerações colocam em risco a sua vida e as de outras pessoas. Usem máscara, sigam o exemplo correto e façam o distanciamento social de um metro e meio”, acrescentou.

SP tem final de semana de aglomeração no litoral e interior

SP tem final de semana de aglomeração no litoral e interior

Casos e mortes em SP

O estado de São Paulo registrou nesta sexta-feira (4) 186 novas mortes por coronavírus em 24 horas, chegando ao total de 31.091 óbitos desde o início da pandemia. A marca dos 30 mil óbitos, número maior do que o registrado em toda a Espanha, foi ultrapassada na segunda-feira (31).

A média móvel de mortes, que leva em consideração os registros dos últimos 7 dias e minimiza as diferenças das notificações, é de 200 óbitos por dia nesta sexta. A média está igual ou acima de 200 mortes há 100 dias, mas o índice desta sexta é o menor desde o final de maio.

A variação da média móvel de mortes nesta sexta foi de -13% em comparação ao valor registrado há 14 dias, o que para os especialistas indica estabilidade. Como o cálculo da média móvel leva em conta um período maior, é possível medir de forma mais fidedigna a tendência da pandemia.

Na quinta-feira (27), após um longo período de estabilidade ininterrupto nos novos registros, a média diária de mortes apresentou tendência de queda. Mas na sexta (29), a tendência voltou à estabilidade, e continua estável desde então.

Para confirmar a saída do estado do chamado platô – estabilidade no ponto mais alto de mortes da curva epidemiológica – é preciso que exista uma queda sustentada de novos casos e mortes. Embora os novos registros estejam caindo dia após dia, a média diária de mortes continua igual ou acima de 200 há 100 dias consecutivos no estado.

Prefeituras do litoral de SP aumentam fiscalização de medidas sanitárias no feriado

Prefeituras do litoral de SP aumentam fiscalização de medidas sanitárias no feriado

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, também foram registrados 7.038 novos casos em 24 horas nesta sexta, elevando o total para 845.016 desde o início da pandemia. As novas confirmações em 24 horas não significam que as mortes e casos aconteceram de um dia para o outro, mas que foram contabilizadas no sistema neste período. Os números costumam ser menores aos finais de semana e segundas-feiras.

A média móvel de casos diários é de 6.972 nesta sexta (4). O número de casos inclui todos os resultados positivos em exames laboratoriais, tanto os do tipo sorológico, que verifica apenas a presença de anticorpos, quanto os que analisam a presença do vírus no organismo no momento – o chamado exame RT-PCR.

Nesta sexta, Doria anunciou a prorrogação da quarentena no estado de SP até 19 de setembro.

“Estamos na 10ª quarentena aqui em São Paulo e a partir do dia 5 de setembro, portanto, amanhã, sábado, nós estaremos na 11ª quarentena que vai até o dia 19 de setembro”, disse Doria.

O governador também atualizou nesta sexta-feira (4) a classificação das regiões no plano de reabertura gradual das atividades econômicas. Marília, Presidente Prudente, São João da Boa Vista, Registro e São José do Rio Preto passaram da fase laranja para amarela. A única região que regrediu foi Ribeirão Preto que passou da fase amarela para laranja. O estado permanece sem nenhuma região na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização econômica.

CORONAVÍRUS

Veja reportagens sobre o coronavírus:

200 vídeos

Fisioterapeuta: ‘Ficamos abalados, mas não podemos deixar que isso esmoreça nós todos'

Voluntários brasileiros participam de esforço mundial para testes de vacinas contra CovidMédia móvel: dois estados registram tendência de alta nas mortes por Covid

By Tribuna ABC

Veja Também!