São Caetano apaga painel do ginasta Arthur Zanetti 

Munícipes de São Caetano e motoristas que trafegam pelas Avenida Goiás e Rua Oswaldo Cruz se depararam com um paredão todo branco na lateral do prédio do antigo Centro Digital e local onde hoje funciona a Secretaria de Educação e que, até o início da semana, havia uma grande pintura do artista plástico Aleksandro Reis, que é do município, em homenagem ao ginasta medalhista olímpico Arthur Zanetti, uma das mais ilustres figuras do território são-caetanense. O painel estava no local desde 2016 e, segundo a administração pública, será substituído. O autor, inclusive, sugeriu alguns nomes, entre personalidades e figuras notórias que tenham relação com a cidade, que estão sob análise da Prefeitura.

No antigo painel, de 12 metros de altura por 6 metros de largura, Arthur Zanetti segurava a Bandeira do Brasil debaixo da tocha e dos anéis olímpicos. Entretanto, a obra já estava bastante desgastada por ficar exposta ao tempo, sem possibilidade de restauro. Assim, o artista e o poder público decidiram cobrir a arte com tinta branca por cima e fazer uma nova no lugar. 

“A intervenção artística foi criada por Aleksandro Reis como contribuição para o evento histórico da passagem da tocha olímpica pela cidade, que ocorreu no dia 23 de julho de 2016. Não foi feita para durar para sempre, pela exposição ao clima e ao tempo. A imagem já estava deteriorada e o próprio artista, Aleksandro Reis, considerou ser inviável a restauração”, justificou, em nota, a Prefeitura de São Caetano. “O artista não só foi avisado da remoção da imagem como está envolvido no processo. O projeto é ter outras imagens ali periodicamente, que representem outros aspectos da história e da cultura de São Caetano”, complementou a administração do prefeito José Auricchio Júnior (PSDB).

O atleta, medalha de ouro nas argolas em Londres-2012 e prata no mesmo aparelho na Rio-2016, preferiu não comentar sobre o assunto. Fontes dizem que a relação entre Arthur Zanetti e a Prefeitura, que sofreu alguns problemas no primeiro semestre do ano passado e ficou estremecida, já está restabelecida e ele segue treinando no município onde nasceu e vive. Em fevereiro, o ginasta – vacinado – testou positivo para Covid-19, mas já está totalmente recuperado.

By Stella Franceschini

Veja Também!