
Bar onde fiscais da Prefeitura foram ofendidos é alvo antigo de reclamações de vizinhos
Sócio do bar onde fiscais da Prefeitura foram ofendidos por clientes em Ribeirão Preto (SP), Wesley Rios disse nesta segunda-feira (7) que o estabelecimento cumpre as regras estabelecidas para funcionamento durante a quarentena.
Segundo o comerciante, o Brazukis adotou medidas de higiene e distanciamento necessárias para a abertura. A afirmação é contrária ao que alega a fiscalização, que diz ter encontrado música ao vivo, capacidade superior a 40% e colocação de mesas na calçada.
“Todas as normas estão sendo cumpridas e temos todas as provas. Teve o problema da música ao vivo, mas era uma questão que estava liberada para a gente, como as mesas na calçada. Está liberado. Não há restrição no decreto sobre música. Temos álcool em gel, distanciamento. Antes, a gente trabalhava com 35 mesas e hoje são 17”, afirmou.
O Brazukis foi autuado na sexta-feira (7) pelas supostas irregularidades. O caso também foi encaminhado ao Ministério Público (MP).
1 de 3Sócio do bar Brazukis, Wesley Rios, em Ribeirão Preto, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV
Sócio do bar Brazukis, Wesley Rios, em Ribeirão Preto, SP — Foto: Luciano Tolentino/EPTV
Os fiscais foram xingados e tiveram o carro oficial cercado do lado de fora do estabelecimento.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram os insultos à equipe. É possível ouvir gritos de clientes com palavrões e ofensas pessoais aos fiscais, menosprezando, inclusive, o trabalho deles.
“Esses vagabundos aqui. É um serviço de gente vagabunda, que não conseguiu fazer nada na vida. Não tem um estudo e vem f…a vida do trabalhador”, diz um homem, enquanto grava a cena.
O mesmo homem é filmado ao rasgar um papel que parecia ser a notificação da Prefeitura.
2 de 3Carro da Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) é cercado após vistoria em bar — Foto: Reprodução / EPTV
Carro da Fiscalização Geral da Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) é cercado após vistoria em bar — Foto: Reprodução / EPTV
Depois, o carro da fiscalização foi cercado na porta do bar. De dentro do veículo, uma fiscal registrou o momento em que outro cliente bate a mão no celular dela.
Quando os agentes foram embora no veículo, os clientes do bar comemoram a intimidação. “Tem que pôr pra correr mesmo. Precisou é só chamar nós”, diz um dos homens.
O sócio disse que não conhece as pessoas que aparecem nas imagens. “Eles vieram, mas parece que eles já estavam seguindo o pessoal da fiscalização. Teve gente que falou que eles estavam no bar, nas ultima mesas, no fundo. Não chamei eles.”
3 de 3Homem de camiseta preta ofende fiscais da Prefeitura em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV
Homem de camiseta preta ofende fiscais da Prefeitura em Ribeirão Preto, SP — Foto: Reprodução/EPTV
Segundo Wesley, os fiscais iniciaram a discussão ao ofender clientes e ao denegrir o bar. “A Fiscalização-Geral chegou com a gente aqui chamando o bar de porcaria e chamando nós de vagabundo. Infelizmente não gravei. Eles queriam que eu fechasse às 20h. Está todo mundo nervoso”, disse.
Procurada nesta segunda-feira, a Fiscalização-Geral não comentou o assunto.
Denúncias
De acordo com promotor Wanderley Trindade, os clientes que ofenderam os fiscais vão responder na Justiça por crime contra a saúde pública e desacato à autoridade. O dono do estabelecimento pode responder por dano moral coletivo.
