
Vila Madalena registra bares cheios no domingo à noite
O bairro da Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, teve muita aglomeração perto dos bares e desrespeito ao uso da máscara no domingo (6) à noite.
As viaturas da Guarda Civil Metropolitana não intimidaram os frequentadores que fizeram aglomeração, bebendo nas calçadas, em frentes aos bares da Rua Aspicuelta.
A reportagem do Bom Dia SP flagrou também muitas pessoas sem máscara ou usando de forma errada. Depois das 22h, os estabelecimentos fecharam, só que algumas pessoas insistiram em ficar por ali.
Na sexta-feira (4), no começo deste feriado, a capital e o estado registraram a pior taxa de isolamento desde março: 40%. A Prefeitura da capital diz que fiscaliza diariamente os estabelecimentos e que, desde o começo da quarentena, já interditou mais de 600 bares, restaurantes e lanchonetes.
Reabertura na capital paulista
O prefeito Bruno Covas (PSDB) assinou em 4 de julho os protocolos que definiram as regras de reabertura, após a cidade de São Paulo ingressar na fase amarela do Plano SP de flexibilização econômica.
A reabertura foi autorizada após o setor se comprometer com as regras de distanciamento estabelecidas pelas autoridades de saúde da cidade. Inicialmente, o setor estava autorizado a funcionar apenas até 17h, mas o governo paulista autorizou o funcionamento noturno do setor até as 22h em 31 de julho, desde que obedecidas as regras sanitárias estabelecidas pelas prefeituras locais.
Veja abaixo as principais determinações do protocolo na capital paulista:
- Ocupação máxima de 40% da capacidade do estabelecimento;
- Distância de 2 metros entre as mesas e de 1,5 metro entre as pessoas;
- Máximo de 6 pessoas por mesa;
- Proibição de consumo nas calçadas;
- Atendimento deve ser feito apenas para clientes sentados;
- Uso obrigatório de máscaras por clientes e funcionários no estabelecimento. (Apenas quando estiver sentado em sua mesa, o cliente poderá deixar de utilizar a máscara);
- Proibição de aglomerações;
- Disponibilizar álcool gel para higienização das mãos;
- Barreiras de acrílico devem ser instaladas nos caixas e balcões de alimentos;
- Temperos e condimentos devem ser fornecidos em sachês;
- Cardápios deverão ser disponibilizados digitalmente ou em quadros na parede;
- Funcionários devem usar máscaras, viseiras de acrílico e luvas;
- Pratos, copos e talheres devem ser higienizados;
- Guardanapos de tecido estão proibidos;
- Ambiente deve ser submetido a um intenso processo de limpeza;
- Funcionários que apresentarem sintomas de síndrome gripal devem ser testados;
- Apoio a colaboradores com dependentes no período em que creches e escolas estiverem fechadas.
