Após ação judicial, Prefeitura de Limeira anuncia análise em rodovia que liga cidades

A Prefeitura de Limeira (SP) anunciou que uma consultoria que contratou vai realizar testes para analisar as condições da pavimentação da Rodovia Dr. Cássio de Freitas Levy, que liga Limeira (SP) a Cordeirópolis (SP).

O procedimento vai ocorrer na manhã desta sexta-feira (11), de acordo com o governo municipal. Conforme mostrou o G1 em 4 de setembro, a Prefeitura de Cordeirópolis (SP) acionou a Justiça para exigir que a Prefeitura de Limeira preste contas a respeito de um convênio que as duas administrações têm para manutenção da estrada.

A empresa que realizará a análise foi contratada após convênio celebrado entre o os dois municípios, para, entre outras finalidades, executar melhorias na rodovia, diz a administração limeirense.

O procedimento que será realizado na manhã desta sexta-feira faz parte dos serviços contratados. Três veículos da empresa circularão na pista e técnicos farão a análise das condições do pavimento. Depois disso, será emitido um relatório.

“Em outras etapas do trabalho, previstas para os próximos dias, serão também avaliadas itens como sinalização e a questão ambiental da rodovia”, acrescentou.

A Secretaria de Mobilidade informou que o trabalho não afetará o trânsito no local e a pista não necessitará sofrer interdições.

Imagens feitas durante fiscalização da Prefeitura de Cordeirópolis na rodovia — Foto: Reprodução 1 de 1
Imagens feitas durante fiscalização da Prefeitura de Cordeirópolis na rodovia — Foto: Reprodução

Imagens feitas durante fiscalização da Prefeitura de Cordeirópolis na rodovia — Foto: Reprodução

A Prefeitura de Cordeirópolis diz na ação que ao governo limeirense caberia contratar, em até seis meses, uma empresa para avaliar modelos de concessão para obras e operação da rodovia; e iniciar, no mesmo prazo, obras de recapeamento, sinalização, implantação de guard rail e melhorias nas condições de trabalho de funcionários do pedágio local.

Também ficaria a cargo de Limeira, até de dezembro de 2018, implantação de sistema de acesso viário ao bairro Jardim Parati, em Cordeirópolis.

Ainda conforme a ação, o convênio prevê que todas as obras citadas sejam custeadas com recursos provenientes da arrecadação com o pedágio municipal localizado na estrada.

“Por duas vezes, no ano de 2019, o município de Cordeirópolis encaminhou ao município de Limeira notificação sobre descumprimento de cláusulas do aludido convênio, sendo datadas de 30 de julho e 12 de setembro”, diz a prefeitura autora do processo.

Em relatório de fiscalização de 10 de agosto deste ano, o governo cordeiropolense cita uma série de problemas na estrada:

  • Mato e lixo acumulado em toda sua extensão;
  • Mato encobrindo placas de sinalização;
  • Trechos com necessidade de reparos no asfalto;
  • Necessidade de troca de sinalização refletiva de solo (olho de gato) ;
  • Necessidade de refazer faixas de sinalização de solo;
  • Necessidade de colocação de guard rail no acesso próximo ao Jardim Paraty, em Cordeirópolis.

A administração pede que a Justiça obrigue o governo limeirense a apresentar balancetes anuais dos valores arrecadados com o pedágio municipal, dos gastos relativos às obras efetuadas na rodovia e do saldo remanescente dos recursos arrecadados com o pedágio e não utilizados nas obras.

By Tribuna ABC

Veja Também!